O Hubble nos mostrando um fascinante colar

A Nebulosa do Colar está localizada a 15 mil anos-luz de distância na constelação de Sagitta (A Flecha). Nessa imagem composta, tirada em 2 de Julho de 2011, a Câmera de Campo Amplo 3 do Hubble capturou o brilho do Hidrogênio (azul), oxigênio (verde) e do nitrogênio (vermelho). Créditos: NASA, ESA e a equipe Hubble Heritage (STScl/AURA). Faça o download da imagem em qualidade para impressão (2 Mb)

Um colar cósmico gigantesco e brilhante é fotografado pelo Telescópio Espacial Hubble.

O objeto, apropriadamente chamado de Nebulosa do Colar, é uma nebulosa planetária descoberta recentemente, originária de uma estrela que se parecia com nosso Sol. A nebulosa é constituída de um anel brilhante, medindo em torno de 19.2 trilhões de km de comprimento, com pontos densos e brilhantes de gás fazendo o objeto se parecer com um colar de pescoço.

Um par de estrelas se co-orbitando produziram a nebulosa, também chamada de PN G054.2-03.4. Cerca de 10 mil anos atrás uma das estrelas, já velha, inchou ao ponto de engolir a estrela companheira. A estrela menor continuou orbitando dentro da companheira maior, aumentando a taxa de rotação da maior. 

A estrela inchada girou tão rápido que uma grande parte de seu gás foi ejetado para o espaço. Pela força centrífuga, muito dos gás escapou pelo equador da estrela, produzindo um anel. Os densos pontos brilhantes se amontoaram no anel. 

O par está tão junto, apenas alguns poucos milhões de quilômetros uma da outra, que elas parecem ser apenas um ponto no centro da imagem. As estrelas estão girando tão velozes que completam uma órbita em torno uma da outra em menos de um dia. 

A Nebulosa do Colar está localizada a 15 mil anos-luz na constelação de Sagitta. Nessa imagem composta, a Câmera de Campo Amplo 3 do Hubble capturou o brilho de hidrogênio em azul, oxigênio em verde e nitrogênio em vermelho. 

Créditos: NASA, ESA e a equipe Heritage do Hubble (STScl/AURA)


Fonte: NASA

[Tradução: @difurlan1]

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.