A ligação entre a Esfinge de Morgan e a teoria da evolução
“As orquídeas foram uma das primeiras espécies de flores a aparecer na Terra; e são as mais diversas.
Darwin ficou fascinado particularmente pela orquídea cometa, de Madagascar. Uma flor cujo o pólen está escondido no fundo de um tubo muito longo e fino.
O jeito mais forte de testar uma ideia é seu poder de prever algo. Com base em sua teoria da evolução por seleção natural, Darwin especulou que em algum lugar da ilha de Madagascar deveria haver insetos voadores, com línguas extraordinariamente longas o bastante para alcançar o pólen.
Ninguém jamais havia visto tal ser ali. Mas Darwin insistiu que devia existir um animal que se encaixasse naquela descrição. Poucas pessoas na época acreditaram nele. Mas se passaram 50 anos até ser provado que Darwin acertara.
Em 1903, uma mariposa esfingídea enorme chamada Esfinge de Morgan foi descoberta em Madagascar. Atraída pelo perfume da orquídea cometa, esta mariposa suga seu pólen com sua língua comprida, exatamente como Darwin esperava que fizesse.
É ainda mais incrível que a Esfinge de Morgan tenha sido descoberta quando se considera que mais de 90% das florestas tropicais de Madagascar foram destruídas. Uns anos após a famosa previsão de Darwin, essa espécie de mariposa poderia facilmente ter sido extinta com todas as outras, cada uma delas, uma frase única da poesia da vida, escrita nos átomos pelas eras de evolução”. Cosmos – Capítulo 6.
Link para o video on-line: http://www.documentáriosonline.blog.br/2014/04/cosmos-episodio-06-aprofundando-dublado.html
@difurlan1
Poste um comentário