Um novo instrumento poderá dar uma clara visão de planetas extra-solares!

Uma imagem direta de um exoplaneta poderá ser mais fácil de se conseguir do que imaginamos.

O novo chip ANU para telescópios
Muitas vezes o brilho de uma estrela ofusca a visão de seu sistema planetário, mas um novo chip óptico desenvolvido por físicos e astrônomos na Universidade Nacional da Austrália, a Universidade de Sidney e o Observatório Astronômico Australiano pode resolver esse problema.

Esse chip é desenvolvido para um telescópio e dá aos astrônomos uma clara visão de planetas fora de nosso Sistema Solar que podem suportar vida.

O Professor associado Steve Madden, da Universidade Nacional da Austrália disse em uma conferência que esse chip remove a luz da estrela hospedeira, o que permite uma imagem clara dos planetas para os astrônomos.

Madden compara o trabalho de anulação da luz pelo chip com a anulação de ruído de fones de ouvido.

“Esse chip é um interferômetro que adiciona ondas de luz iguais, mas em sentido oposto às ondas de luz da estrela, cancelando a luz proveniente dela, permitindo ver a luz mais fraca que emana do planeta,” disse Madden.

Enquanto isso, o estudante de doutorado Harry Dean Kenchington Goldsmith, da Escola de pesquisas em Física e engenharia ANU, comparou a tecnologia do chip com imagens de equipamentos térmicos de bombeiro.

“O chip permite que o calor emitido pelos planetas saia pelas nuvens de poeira, possibilitando ver a formação de planetas,” disse Goldsmith. “Em última análise, a mesma tecnologia nos permitirá detectar ozônio em planetas alienígenas que poderiam suportar vida.”

Madden disse que o objetivo principal do trabalho com astrônomos é encontrar planetas sustentáveis como a Terra e esse desenvolvimento pode nos trazer um passo mais próximo de realizar isso.

Essa pesquisa será apresentada no Congresso de Física do Instituto Australiano, em Brisbane, no final dessa semana.




[Tradução: @difurlan1]


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.