Missão alemã a Lua provará que os pousos das missões Apolo não são invenções
(Imagem: NASA/JPL) |
A equipe alemã Lunar X-Prize anunciou intenções de enviar dois exploradores móveis para a Lua a fim de avistarem o explorador deixado para trás pela Missão Apolo 17. Finalmente, alguma atitude para findar essa conversa conspiracionista de que o homem não foi a Lua.
O grupo, conhecido como PT Scientists, é um dos 16 times que atualmente disputam um prêmio de 30 milhões de dólares da Google Lunar X-Prize, uma competição que exige que um grupo privado pouse um veículo autônomo na Lua, ande mais do que 500 metros e transmita fotografias em alta definição para a Terra. O time está trabalhando atualmente com uma montadora alemã, a Audi, desenvolvendo o explorador móvel e já assinaram um contrato com a empresa Spaceflight para assegurar o lançamento do veículo (o foguete que levará o explorador ainda não foi escolhido).
O primeiro time a pousar um explorador na Lua e realizar os requisitos básicos receberá um montante de 20 milhões de dólares em prêmio, enquanto que o segundo time a realizar a façanha receberá um prêmio de 5 milhões de dólares. Haverá uma premiação extra para quem realizar outros objetivos, como andar a uma distância além do que foi proposta, detectar gelo e visitar os locais de pouso da Apolo.
Os chamados PT Scientists estão planejando enviar suas sondas para a área onde os astronautas da Apolo 17 exploraram a Lua do dia 11 ao dia 14 de Dezembro de 1972. Essa missão da NASA é marcante por ter sido a última vez que o ser humano pisou na superfície lunar. Se as equipes obtiverem sucesso, será a primeira chance de ver o estado dos equipamentos deixados para trás pelos astronautas, o Apolo Lunar Roving Vehicle.
ALINA: O módulo de navegação autônoma que irá liberar as sondas até a Lua. (Imagem: PT Scientists) |
A equipe espera pousar seu explorador a uma distância de 3 a 5 km do local de pouso da Apolo 17, no Vale Taurus-Littrow. De lá, o veículo irá se dirigir a até 200 metros do explorador da Apolo 17 e inspencioná-lo remotamente. De acordo com as diretrizes de preservação da NASA, os veículos PT Scientists não podem pousar a uma distância menor do que 2 km do local de pouso da Apolo 17, como também não podem chegar menos do que 200 metros. Esse é um local de patrimônio e a NASA gostaria que fosse preservado para a posteridade.
Concepção artística do Audi Lunar Quattro. Será equipado com 4 rodas, paineis solares móveis, baterias recarregáveis e câmeras de alta definição (imagem: PT Scientists) |
Por esse ponto de vista, os exploradores devem ser capazes de procurar pelo veículo da Apolo e verificar suas condições, inclusive possíveis danos causados pela radiação intensa temperatura extrema e micro-meteoritos. O Google Lunar X-Prize exige que os competidores pousem seus exploradores na Lua em 2017. Depois que o explorador enviar de volta as imagens em alta-definição dos veículos lunares, você pode esfregar na cara de seus amigos que são "do contra". :D
[Tradução: @difurlan1]
Poste um comentário