Os redemoinhos de “aquarela” de Saturno
A região do polo norte de Saturno apresenta as suas lindas texturas e redemoinhos, que parecem um pouco com a pincelada de uma pintura aquarela.
Cada faixa latitudinal apresenta correntes de ar fluindo em diferentes velocidades e nuvens em diferentes altitudes comparadas às áreas vizinhas. Onde essas correntes se encontram e passam uma pela outra, as interações dessas áreas produzem vários tipos de redemoinhos.
A região do polo norte de Saturno é dominada pelo famoso hexágono, que por sua vez circunda o vórtice do polo norte – visto como um ponto escuro no polo norte do planeta na imagem à cima – que é compreendido ser o olho de uma tempestade com furação (que chamamos de PIA14946).
A imagem foi tirada a partir de uma distância de aproximadamente 1.400.000 quilômetros de Saturno. A escala da imagem é de 86 quilômetros por pixel.
A missão Cassini é um projeto cooperativo da NASA, ESA e da ISA (Agência Espacial Italiana). O Laboratório de Propulsão a Jato é uma divisão do Instituto de Tecnologia da Califórnia em Pasadena e gerencia a missão para a Direção de Missão de Ciência da NASA. A sonda Cassini e suas duas câmeras a bordo foram projetadas, desenvolvidas e montadas no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA. O sistema de operações de imageamento é instalado no Instituto de Ciência Espacial em Boulder, Colorado.
Para mais informações sobre a Missão Cassini visite: http://saturn.jpl.nasa.gov e http://www.nasa.gov/cassini. A página do time de imageamento de Cassini: http://ciclops.org.
Fonte: NASA
[Tradução e adaptação: @jonathantorres19]
Poste um comentário