Cientistas estão criando uma "resistência on-line" contra a administração Trump


A ciência está sob ataque. As forças escuras do anti-intelectualismo tomaram o poder e, uma a uma, várias agências de pesquisa federais estão sendo silenciadas e proibidas de discutir suas pesquisas on-line. Embora suas contas no Twitter ainda estejam ativas, as referências às mudanças climáticas e ao ambientalismo foram eliminadas.

Mas felizmente a resistência começou. Acadêmicos e pesquisadores, tanto de organizações governamentais como de outros lugares, criaram contas não oficiais no Twitter em apoio às agências censuradas. Como eles não estão tecnicamente ligados aos próprios grupos federais, não há nada que a administração Trump possa fazer senão vê-los crescerem em destaque.

A mais recente apareceu como @RogueNASA, uma vertente da organização espacial original. Auto-intitulando-se como  "A equipe extra-oficial da 'Resistência' da NASA", a conta é como um grito de guerra para a ciência e a razão, particularmente quando se trata de mitigação da mudança climática e do ambiente.

O twite diz: "A ciência não é questão partidária. A ciência é a fundação para a nossa sociedade - Nós devemos realizar pesquisas científicas".

"Os que negam a ciência são perigosos. O impacto na mudança climática é real. Há consequências da infraestrutura e estilo de vida dos humanos. #resistência", é o que um dos twites diz. 

Em outra conta, pode se ler: "Se a posição política de alguém requer o impedimento de cientistas em informá-los sobre o seu próprio planeta, isso não é a política, é opressão."

Este movimento on-line começou primeiramente com o National Park Service (NPS). A conta de South Dakota Badlands começou tweetando de modo desafiador sobre a mudança climática, assim que várias agências científicas foram impedidas de se comunicar com o público.

Longe da ideia de deixar a resistência no ambiente on-line, os cientistas atualmente planejam marchar em Washington, capital,  para protestar contra esse ataque contra a liberdade acadêmica. Se você estiver interessado em se juntar ou quiser ajudar, clique aqui e se junte à Aliança Rebelde hoje. (Que a força esteja conosco.)



[Tradução e adaptação: @difurlan1]

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.