O rio escuro para Antares


Ligando a Nebulosa do Cachimbo com a região colorida perto da luminosa estrela Antares está uma nuvem negra apelidada de Rio Escuro, que “brota” do lado esquerdo na imagem. A aparência do Rio Escuro se dá pela quantidade de poeira interestelar naquela região que bloqueia a luz de estrelas que estão atrás desse ‘canal’, apesar da quantidade considerável de hidrogênio que a nebulosa contém.

Envolta por poeira, Antares, uma estrela vermelha supergigante, cria um brilho amarelado incomum na nebulosa de reflexão. Sobre a nebulosa, uma estrela dupla chamada Rho Ophiuchi, está envolta em uma nebulosa de reflexão azulada, enquanto uma nebulosa de emissão avermelhada também se dispersa ao redor dessa região. O grupo estelar globular M4 pode ser visto acima e à direita de Antares, embora esteja posicionado atrás e longe das nuvens coloridas, a uma distância de 7 mil anos-luz. O próprio Rio Escuro encontra-se a 500 anos-luz de distância.

Pela diversidade de cores e pelo que falamos recentemente aqui na página sobre composição de imagens utilizando diversos comprimentos de ondas do espectro luminoso, vocês já imaginam que essa imagem é um mosaico com imagens de vários telescópios, ok? :) 

@difurlan1

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.