O espectro eletromagnético: o que vemos e o que deixamos de ver



O espectro eletromagnético  

O sol emite luz. Embora pareça branca, a luz solar é composta de várias cores, como visto num arco-íris. Cada cor tem seu próprio comprimento de onda, e as ondas vermelhas são maiores que as violetas. 

Mas há mais cores do que vemos em um arco-íris. Na verdade, os cientistas descobriram vários tipos de luz invisível. A luz infravermelha, por exemplo (ou "radiação quente"), não pode ser vista por pessoas, mas sim por cobras. A luz ultravioleta (que bronzeia nossa pele), nós não podemos ver, mas é visível para abelhas. 

Juntas, todas as formas de luz (ou radiação) existentes compreendem o chamado espectro eletromagnético, que vão desde o rádio de ondas extremamente longas aos raios gama ultracurtos. O que chamamos de luz visível é apenas uma pequena parte da luz existente. 

No meio da imagem, vemos o espectro electromagnético. Na parte de cima do desenho, você pode ver tamanho das ondas, enquanto abaixo (na ultima linha de desenho) são exemplos de objetos e instrumentos que emitem diferentes tipos de radiação. 


Fonte: http://kids.alma.cl/?p=1915

Tradução: 
[Texto: @laviniaestacioo]
[Imagens: @difurlan1]

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.