Poder oriental: China lança seu maior foguete até agora já construído
O maior e mais novo foguete para cargas pesadas da China foi lançado com sucesso ontem, 03 de novembro de 2016. O lançamento, que serviu como teste, também lançou um satélite experimental que irá testar a tecnologia elétrica de propulsão de satélites.
O foguete Chang Zheng-5 decolou do centro de lançamento Wenchang, na ilha Hainan, ao longo da costa sul da China.
Embora as autoridades espaciais chinesas não divulgaram muitos detalhes nem sobre a missão, nem sobre o novo foguete Chang Zheng-5, (ou CZ-5), sabe-se que ele permite ao país oriental ter um veículo com capacidade de lançamento semelhante ao Delta 4 ou Ariane, da ESA, que é o dobro da capacidade do foguete CZ-3.
O foguete CZ-5 tem 57 metros e é alimentado por 10 motores de combustível líquido, que supostamente geram cerca de 1000 toneladas de empuxo.
O aumento da capacidade é visto como essencial para os objetivos espaciais de longo alcance da China, afim de construírem uma estação espacial maior e permanente, missões a Lua, uma missão robótica a Marte e o lançamento de satélites comerciais.
A agência espacial chinesa publicou em sua conta no Twitter (@ChinaSpaceflight) a imagem da sala de controle no momento do lançamento. |
O CZ-5 é um foguete grande de dois estágios, com uma capacidade de carga de 25 toneladas para alcançar a órbita baixa da Terra. De acordo com o fabricante do CZ-5, a China Aerospace Science and Technology Corporation (CASC), o foguete usa querosene, oxigênio líquido e hidrogênio líquido, eliminando compostos mais tóxicos, como hidrazina e tetróxido de nitrogênio. Isso torna o novo foguete não só menos caro para realizar lançamentos, como também menos poluente.
O lançamento de ontem foi o segundo do novo complexo de lançamento Wenchang. No verão passado, em 25 de Junho, a China lançou nova médias do Long March-7 e fez o seu lançamento dessa mesma base.
Fonte: http://www.universetoday.com/131769/china-just-launched-largest-rocket-ever/
[Tradução: @flavioRZG]
[Revisão: @difurlan1]
Poste um comentário