O computador mais velho do governo está no espaço
As Voyagers 1 e 2 ainda funcionam bem depois de quase 40 anos.
Impressão artística da Voyager 1 |
A Missão Voyager iniciou em 1977 quando as naves Voyagers 1 e 2 foram lançadas através do sistema solar exterior. As naves ainda retornam informações depois de 39 anos.
A Voyager 1 visitou Júpiter e Saturno antes de sobrevoar a lua Titan em uma tragetória programada para além do Sistema Solar. A Voyager 2 também visitou Júpiter e Saturno antes de seguir para Urano e Netuno. Agora ela está em uma área chamada de Heliopausa, que é uma zona que delimita o campo magnético do Sol.
As duas espaçonaves tem um total de 69.63 Kbytes de memória, que é o equivalente a uma imagem comum em formato jpeg. Para poder realizar novas observações, a nave tem que enviar o que está na memória e sobrescrever os dados antigos contidos nesses 69.63 Kbytes. O projeto original das Voyagers constava o desenvolvimento de um novo hardware e software, mas devido a restrições orçamentárias muito da tecnologia das Vikings (que foram para Marte) foi incorporada para elas, inclusive o sistema operacional, chamado de Computer Command System, ou CCS.
Além de constantemente estar verificando se há problemas com a nave, como também continuar seguindo instruções enviadas da Terra, o CCS controla outros dois computadores na nave: o Flight Data System (Sistema de Dados de Voo) e o Attitude and Articulation Control Subsystem (Subsistema de Controle de Atitude e Articulação).
[Tradução: @difurlan1]
Poste um comentário