Elon Musk está quase pronto para testar a parte "mais complicada" de sua nave espacial que vai a Marte
Um dia especial no escritório de Elon Musk
Há menos de um mês, Elon Musk compartilhou conosco seu plano ambicioso de enviar 1 milhão de pessoas a Marte e além, na esperança que essa atitude possa servir também como uma forma de fazer uma espécie de "backup" da humanidade, caso aconteça uma calamidade apocalíptica com a Terra.
Musk e sua equipe elaboraram uma complexa apresentação (que durou 63 minutos) computadorizada de foguetes e espaçonaves, com todos os aspectos do projeto que ele nomeia de Sistema de Transporte Interplanetário, originalmente chamado de Interplanetary Transport System (ITS).
Musk deixou de falar de vários detalhes técnicos. Contudo, ele participou de uma sessão de perguntas com usuários da rede Reddit no Domingo a tarde, deixando-os à vontade para fazer qualquer tipo de questionamento.
Durante a sabatina, nós soubemos a respeito de um teste muito importante que a SpaceX tem planejado para as "próximas semanas", como mencionou Musk. O preenchimento de um enorme tanque de combustível de fibra de carbono, que é mostrado abaixo, e que será essencial para a espaçonave ITS poder funcionar.
O tanque - que é a estrutura principal da espaçonave em torno do qual tudo é construído - tem que suportar pressões incríveis e temperaturas extremamente frias. Caso contrário ele pode vir a rachar ou até explodir.
Musk compartilhou imagens dessa estrutura gigantesca durante o fim do Congresso Internacional Astronômico (IAC).
Quando a fã e usuária do Reddit, nalyd8991, pediu a Musk por mais informações sobre isso no Domingo, ele disse que o gigantesco tanque em fibra de carbono "foi a grande novidade" de sua oratória no IAC.
'A parte mais difícil da espaço nave'
"Essa é realmente a parte mais difícil de toda a espaço nave", disse Musk na IAC. "Sobre as outras partes... nós temos um bom domínio, mas essa é a mais complicada. Então quisemos enfrentar essa parte primeiro."
Resumindo, a espaço nave inteira está sendo construída com o tanque no meio - Por isso acertar nessa fase do tanque é crucial. É aqui que ele será colocado na espaço nave:
Um tanque em fibra de carbono para espaço naves não é um conceito novo, desde que a Boeing e a NASA começaram a trabalhar em um em 2014, mas nós nunca vimos um tão gigante assim, com 12.2 metros de comprimento.
Aqui está ele por dentro:
Os engenheiros projetaram o tanque em fibra de carbono por que é um material mais leve, que encolhe menos e é mais resistente do que as ligas metálicas do quais muitos tanques criogênicos são feitos.
Então é razoável utilizar esse tipo de material para o transporte a Marte (embora o custo para construção seja consideravelmente mais elevado).
Não é fácil de se trabalhar com esse material, Musk explicou durante seu discurso na IAC:
"Apesar da fibra de carbono ter uma resistência incrível e ser mais leve do que outros materiais com resistência similar, quando você quer colocar dentro dele oxigênio líquido e metano líquido - particularmente oxigênio líquido - o tanque está sujeito à rachaduras e vazamentos. É algo difícil de se fazer.
Seu tamanho também é um desafio, por que você tem que colocar a fibra de carbono corretamente em um grande molde. Você tem que trabalhar com o molde à temperatura ambiente e depois.. é difícil fazer grandes estruturas de fibra de carbono que possa fazer tudo isso e transportar cargas consideráveis".
Durante o Domingo, em seu bate-papo no Reddit, Musk deixou escapar novas informações sobre o tanque:
"O tanque será ligeiramente mais comprido do que o tanque em desenvolvimento apresentado, mas com o mesmo diâmetro," disse Musk.
Ele também observou que ele foi construído com a mais avançada fibra de carbono revestida por uma resina: uma fibra de carbono que é pré revestida com uma resina que se assemelha a uma cola que faz o material ser mais resistente.
"Em tese, ela deve conter o líquido criogênico sem rachaduras e sem vedador," disse ele. "testes recentes foram promissores."
Finalmente, vai acontecer um grande teste: "Nas próximas semanas ele será submetido a 2/3 da pressão suportada em uma barcaça no oceano."
Embora Musk não tenha respondido nenhuma pergunta sobre seu misterioso teste no oceano, nós entendemos por barcaça como sendo um dos navios drone que servem para pouso dos foguetes autônomos Falcon 9, como mostrado abaixo:
Nós também não sabemos ainda como a SpaceX planeja pressurizar o tanque gigantesco. Poderia ser com ar, mas pode ser com o combustível que eles escolheram para ir a Marte: gás metano inflamável.
Várias coisas podem sugerir isso: primeiro, carregando uma esfera gigante para o meio do oceano parece ser um trabalho gigantesco, então existe uma expectativa que o dispositivo exploda - e não meramente que se esperae apenas uma vazamento.
Se não houver ninguém ao redor e o tanque explodir (e possivelmente produzirá chamas), seus estilhaços não vão machucar ninguém. Com sorte, a barca da SpaceX tem provado ser capaz de resistir explosões fortíssimas:
Segundo, Musk disse que a SpaceX cumpriu "os testes iniciais com o propelente criogênico", que "realmente se mostrou positivo. Nós não vimos nenhum vazamento ou problema considerável," disse ele.
Se a companhia já bombeou metano para dentro do tanque antes, então é certo que eles irão tentar novamente para obter mais dados a respeito do procedimento.
Não foram fornecidos mais detalhes sobre os próximos passos dos testes. isso inclui como viria a ser o esquema de pressurização do tanque.
[Tradução: @difurlan1]
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