Von Braun: O homem que projetou os foguetes para chegar a Lua e além.


"Os que sonharam com o espaço sempre tiveram suas esperanças, aspirações e seus olhares voltados para Marte.

Marte tem sido o objetivo desde que Wernher von Braun se envolveu com a NASA. Von Braun modificou excessivamente o foguete para irem a Lua. O Saturno V é a máquina mais longa e a mais pesada já construída por seres humanos. Essa nave é grande demais para irem a Lua e o motivo é: von Braun não queria ir para a Lua. Ele queria ir para Marte. O que fez ele se envolver com foguetes foi o fascínio que ele tinha, desde criança, de ir a Marte. Ele inventou o foguete V2 quando tinha vinte e poucos anos e foi a primeira coisa que a Terra mandou ao espaço. 



Assim que a guerra terminou, ele e outros cientistas se entregaram aos EUA, onde foram muito bem recebidos.
Depois da guerra, ele escreveu um livro chamado “O projeto de Marte”, que basicamente é um manual de como construir uma frota de naves que podem ir a Marte e trazer os humanos de volta. 


Ele elaborou todas as equações e todos os detalhes de como isso poderia ser feito. Assim, ele atraiu a atenção de todo o mundo.
Ninguém estava pensando em ir a Lua. Eles sonhavam com a ida a Marte.
No final do programa Apolo a NASA começou a perder seu foco. “O que fazer em seguida?” era a pergunta.
Haviam duas propostas na mesa de Richard Nixon: uma das propostas era a de construir uma aeronave espacial chamada ônibus espacial. A outra proposta era de von Braun e estava causando tumulto no congresso dizendo que nós poderíamos ir para Marte.
Nixon nunca foi um grande apoiador do programa espacial. Quando assumiu ele planejava fazer cortes no orçamento para baixar os impostos e a exploração espacial não era prioridade naquela situação. Eles queriam que a raça humana desse saltos menores, bem devagar, bem devagar mesmo.
Então Nixon escolheu o ônibus espacial ao invés da ida a Marte. Von Braun saiu da NASA. Poucos anos depois teve câncer e veio a falecer. “


Texto extraído do capítulo 6 da série Marte, NAT GEO.

@difurlan1

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.