NASA anuncia duas novas missões para explorar o início do Sistema Solar


A NASA adicionou mais duas missões científicas à sua agenda. Elas tem o potencial de abrir novos horizontes para desvendarmos os primeiros momentos da história do Sistema Solar, o qual habitamos - em uma era anterior a 10 milhões de anos depois do nascimento de nosso Sol.



As missões, chamadas de Lucy e Psyche, foram escolhidas de uma lista de 5. Os respectivos projetos já estão sendo elaborados.

Vamos conhecer cada uma delas

Lucy

Lucy, uma espaçonave robótica, visitará um ambiente de Júpiter rico em asteroides misteriosos. Pré-programada para ser lançada em Outubro de 2021, espera-se que a espaçonave chegue ao seu primeiro destino, o cinturão principal de asteroides, em 2025.



Então, entre 2027 e 2033, Lucy explorará seis asteroides perto de Júpiter. Estes asteroides que estão presos pela gravidade de Júpiter são relíquias de uma era de um passado remoto de nosso Sistema Solar e podem ter sido formados muito além da órbita onde agora estão.

Estudar esse tipo de asteroide nos dará pistas valiosas para decifrar nosso Sistema Solar ainda em formação.

Psyche

Psyche explorará um dos mais intrigantes objetos do cinturão principal de asteroides - um asteroide de metal gigantesco, conhecido como 16 Psyche, que está 3 vezes mais distante do Sol do que a Terra. O objeto tem 208 km de diâmetro e diferentemente da maioria dos outros asteroides que são formados por rocha e gelo, ele é quase que totalmente formado por ferro e níquel, assim como o núcleo da Terra.



Os cientistas se perguntam se a psique poderia ser um núcleo exposto de um planeta primitivo que poderia ter sido tão grande quanto Marte, mas que perdeu suas camadas rochosas devido a várias colisões violentas há bilhões de anos.





A missão ajudará os cientistas a entender como os planetas e outros corpos se separaram em suas camadas no início de suas histórias. A missão de Psyche  será lançada em outubro de 2023, chegando ao asteroide em 2030, depois de pegar embalo com uma assistência gravitacional da Terra em 2024 e um sobrevoo em Marte em 2025.



Fonte: http://nasa.tumblr.com/



[Tradução: @difurlan1]

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.