Esses mapas da Terra revelam como ela seria vista se você pudesse ver a gravidade
A gravidade da Terra é a força principal na história humana.
Isso é tão verdade que dá até para se sentir bobo afirmando isso.
É o que nos segura na cama à noite, nos mantém no chão depois de um cada passo e mantém a Lua em sua órbita - é o elo invisível que deixa tudo junto. No entanto, medir a gravidade da Terra é bem difícil.
Nós sabemos quão forte ela é, mas a força gravitacional de uma parte do planeta para outra varia significativamente.
E mapas detalhados dessa força nos fornecem pistas significativas do que se encontra debaixo da superfície da Terra, sem contar que isso é uma informação crucial para arquitetos e engenheiros.
Alguns dos melhores mapas da gravidade da Terra vieram do Western Australian Group Geodesy, da Universidade Curtin. Geodesy é um estudo matemático da forma e propriedades da Terra.
O grupo combinou dados de satélites e de alguns pontos de observação na Terra para produzir o mapa mais preciso já feito da gravidade do planeta.
Abaixo veremos algumas partes desse mapa. A primeira imagem é como o mapa foi montado para a América do Sul. As regiões azuis tem gravidade mais fraca, enquanto que as regiões vermelhas tem a força da gravidade incidindo com mais rigor. Nos Andes ela é maior, enquanto que nas planícies brasileiras ela é mais amena.
Na Europa essa força parece mais suave, embora seja mais aparente na cadeia de montanhas conhecida como Alpes.
A Austrália tem a menor gravidade, segundo o mapa. E pode-se ver uma gravidade maior na Indonésia, Papua Nova Guiné e ao norte:
As principais características na América do Norte são bem visíveis. A área mais aparente são as Montanhas Rochosas e os penhascos do oeste:
Já a África tem um mapa mais complexo. Você pode ver uma gravidade mais forte no sul, norte e oeste, com pontos de alta e baixa gravidade no leste e no centro do continente:
O mapa asiático está um pouco incompleto, mas são claramente visíveis nas cicatrizes da colisão entre a Índia com o continente acima, mais precisamente no Himalaia.
Fonte: http://www.sciencealert.com/these-colorful-maps-reveal-how-earth-would-look-if-you-could-see-gravity
[Tradução: @difurlan1]
As áreas azuis não significam gravidades mais amenas e sim que existe menor contraste de densidade nesses locais.
ResponderExcluir