Um dos exoplanetas melhor estudados até então: HAT-P-11b


HAT-P-11b, também conhecido como Kepler-3b.

Esta é uma concepção artística da silhueta de um planeta extrassolar chamado HAT-P-11b passando por sua estrela hospedeira. O planeta foi observado passando entre sua estrela e nós para que pudéssemos aprender mais a respeito de sua atmosfera.

Por este métodos, conhecido como espectroscopia de absorção, a luz da estrela passa por um filtro e assim podemos analisar a composição de sua atmosfera. Se moléculas de vapor d’água estão presentes, elas absorvem um pouco da luz estelar, deixando uma “assinatura” identificável na luz que chega aos nossos telescópios. Usando essa técnica, astrônomos descobriram céus limpos e vapor d’água neste planeta.

Abaixo temos a imagem da estrela que hospeda esse planeta, registrada pela Câmera de Campo Amplo 3, do Telescópio Espacial Hubble. O planeta não está visível nessa imagem. O outro objeto visível é uma outra estrela. 

A 'granulação' na imagem é causada por uma exposição muito curta. Os anéis e a cruz são causados ​​pela difração - o salto de luz - dentro do telescópio.




Mais dados sobre ele:
Tipo: Planeta;
Estrela hospedeira: HAT-P;
Distância: 122 anos-luz;
Localização: Constelação de Cygnus;
Massa: 26 massas da Terra.
Tamanho: 25% maior que Netuno;
Gravidade: 10.9 m/s²;


Os tamanhos de Netuno (a direita) e HAT-P-11b (a esquerda)

Informações mais aprofundadas:

No link que segue temos um gráfico da espectroscopia de absorção registrada por três telescópios espaciais: Kepler, Hubble e Spitzer (em inglês):
http://www.jpl.nasa.gov/spaceimages/details.php?id=pia18839




Fontes: 

[Tradução e adaptação: @difurlan1]

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.