Ômega Centauri
Essa "bola de estrelas" antecede o nosso Sol em idade.
Muito antes da humanidade evoluir, dos dinossauros pisarem nesse planeta e até mesmo antes da própria Terra existir, esse antigo aglomerado condensado de estrelas já orbitava a jovem Via Láctea.
Com mais de 10 milhões de estrelas, Ômega Centauri (catalogado como NGC 5139) é o maior, o mais brilhante aglomerado orbitando nossa galáxia e é visível a olho nu aos habitantes do hemisfério sul do planeta Terra.
Suas dimensões:
Distância da Terra: 18.000 anos-luz
Diâmetro: 150 anos-luz
Diferentemente de outros aglomerados globulares, Ômega Centauri - nomeada por Johann Bayer em 1603 - apresenta idades variadas para suas estrelas e tem uma química muito diversa, o que indica que esse aglomerado globular de estrelas tem uma história complexa de 12 bilhões de anos.
Definição de aglomerado globular: Define-se como aglomerado globular um conjunto de estrela que aparentemente é esférico, onde seu interior é denso e cheio de estrelas antigas.
A imagem abaixo foi feita pela Câmera de Campo Amplo 3 (WFC3) do Telescópio Espacial Hubble e apresenta cerca de 100 mil estrelas que residem o centro de Ômega Centauri.
A maioria das estrelas nessa imagem são branca-amareladas, como nosso Sol. São estrelas adultas que fundem hidrogênio como combustível principal. No final de suas vidas, as estrelas se tornam mais frias e maiores. Essas estrelas são os pontos alaranjados na imagem.
Abaixo, um vídeo de uma ampliação realizada através do Telescópio Espacial Hubble:
https://www.facebook.com/decifrandoastronomia/videos/1840179316225629/
Fontes:
1- NASA
2- NASA
Edição: @difurlan1
Poste um comentário