O que é uma proeminência solar?

Em 31 de agosto de 2012, uma longa proeminência/filamento de material solar que estava pairando na atmosfera do Sol, a corona, escapou para o espaço às 4:36 p.m. EDT. Visto aqui do Solar Dynamics Observatory, o filamento ionizado causou uma aurora na Terra no dia 3 de Setembro (do mesmo ano).
(NASA Goddard Space Flight Center)


O Sol tem uma variedade de características especiais. Talvez a mais intrigante seja a chamada proeminência solar. Entusiastas da astronomia, perseguidores de eclipses e observadores do Sol falam sobre proeminências solares o tempo todo. Então, afinal, o que é uma proeminência solar?

Imagine o Sol como uma bola magnética gigante de gás. Seguindo pelas linhas do campo magnético, gigantescos arcos de plasma se estendem em direção ao espaço, saindo da camada da atmosfera brilhante do Sol chamada fotosfera. Esses arcos de plasma são as proeminências solares. Elas podem ser muitas vezes maiores que o tamanho da Terra. 

Essas proeminências avançam para a atmosfera extremamente fina e quente do Sol, chamada de corona. Elas irradiam à temperaturas menores do que as da corona. Essas proeminências podem durar dias, às vezes até meses, e frequentemente são associadas a um fluxo poderoso de gás que flui para fora do Sol – uma ejeção de massa coronal que pode iluminar os céus da Terra com uma aurora e até mesmo interferir em nossos equipamentos eletrônicos.

Para observadores do Sol, essas proeminências são como um brinquedo. Claro que para olhar para o Sol você precisa de equipamentos próprios e muito cuidado. Um filtro solar que permita ver as proeminências leva o nome de filtro hidrogênio-alfa (H-alfa), que transmite os comprimentos de onda da proeminência da luz. 

Se você tem um telescópio equipado com um filtro H-alfa, você pode ver essas línguas de gás avermelhadas explodirem sobre o Sol e até mesmo vê-los como elas mudam lentamente ao longo de minutos ou horas. É uma maneira incrível de apreciar nossa estrela hospedeira, a fonte de toda a energia que possibilita a vida na Terra.


[Tradução: @difurlan1]

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.