O robô Curiosity encontra um meteorito espacial derretido na superfície Marciana
Imagem da câmera da Curiosity, MastCam. |
Desde que pousou em Marte em 2012, o explorador Curiosity já fez surpreendentes descobertas. Entre elas, evidências de que água já esteve presente na forma líquida na Cratera Gale, atualmente a presença de metano e moléculas orgânicas, formações sedimentares e também uma rocha com formato esférico.
Mais recentemente, a câmera Mast (Mastcam) do Curiosity capturou imagens do que parece ser uma bola de metal derretida. Apelidada de “Ovo de Rocha” esse objeto foi identificado como um meteorito pequeno, aparentemente composto de níquel e ferro. A rocha em formato de ovo foi registrada pela primeira vez em uma imagem pela Curiosity dia 28 de Outubro (2016). Então o explorador tirou uma foto com dois quadros (como se fosse um gif animado, com dois quadros) do meteorito (esse visto logo abaixo) dois dias depois e o estudou utilizando a ChemCam Remote Micro-Imager (RMI). Ela provê não apenas uma imagem mais aproximada do objeto estranho, como também a chance de analisa-lo quimicamente.
A rocha em close-up |
A análise química revelou que a rocha é composta de metal, o que explica a aparência derretida. Parece que a rocha foi derretida quando adentrou na atmosfera marciana, deixando o metal maleável. Uma vez que ele atingiu a superfície, ele esfriou ao ponto de se tornar rígido novamente.
A descoberta é entusiasmante, como também inesperada. Anteriormente, a Curiosity e outros exploradores registraram outros meteoritos metálicos. Em 2005 o explorador Opportunity registrou um meteorito do tamanho de uma bola de baseball esburacada, nomeada de “Heat Shield Rock”.
Essa descoberta foi sucedida por outra em 2009 quando o “Block Island” foi avistado pelo Curiosity. Trata-se de uma grande rocha escura que tem 60 centímetros de comprimento e que apresenta traços de ferro. E em 2014, também com a Curiosity registrando o maior meteorito encontrado em Marte, conhecido como Lebanon, com 2 metros de comprimento.
Contudo, a “Egg Rock” é algo único, no que diz respeito a sua aparência de ferro “derretido” do que os outros meteoritos fotografados anteriormente. Outro aspectos de sua aparência (assim como longas cavidades) poderiam sugerir que ele perdeu material quando estava queimando descendo pela atmosfera marciana.
Imagem do meteorito de ferro encontrado pela Opportunity, em janeiro de 2005. |
Tais achados são sempre interessante, por que eles nos dão a oportunidade de estudar pedaços do Sistema Solar que poderiam não resistir a uma viagem até a Terra. Dada a maior proximidade com o Cinturão de Asteroides, Marte está melhor posicionado para ser periodicamente atingido por objetos que são expulsos dele pela gravidade de Júpiter. De fato, teoriza-se que é assim que Marte conseguiu suas luas, Phobos e Deimos.
Ainda, meteoritos tem mais chances de sobreviver à passagem pela atmosfera de Marte, levando em consideração que ela tem 1% da densidade da atmosfera da Terra. Por fim, mas não menos importante, meteoritos tem atingido Terra e Marte por eras. Mas desde que Marte se tornou ressequida e seca o tempo todo, meteoritos que caem na superfície estão sujeitos a menos ventos e livres da erosão causada por água.
Ainda, meteoritos marcianos são mais propensos a estarem melhor preservados. E estuda-los dá aos cientistas planetários a oportunidade que eles não tem aqui na Terra. Agora se pudéssemos transportar algumas dessas rochas espaciais para cá afim de realizarmos análises mais detalhadas, seria maravilhoso! Talvez isso seja algo a se considerar para futuras missões.
Fonte: http://www.universetoday.com/131731/curiosity-finds-melted-space-metal-meteorite-surface-mars/
[Tradução: @difurlan1]
Poste um comentário