Sem a Lua, Não haveria vida na Terra


A temperatura no núcleo da Terra deveria ter caído aos 3 mil °C, mas a Lua o manteve quente por 4 bilhões de anos, dizem cientistas franceses. 

A força gravitacional que a Lua exerce sobre a Terra, hora mais afastada, hora mais perto, faz com que o ferro do núcleo de nosso planeta continue derretido. 

Um núcleo com ferro derretido é necessário para gerar um campo magnético. Ele forma uma espécie de escudo protetor contra partículas geradas nas explosões solares.

Denis Andrault, da Universidade Blaise Pascal, em Clermont-Ferrand, na França, juntamente com sua equipe propuseram que o calor no interior do planeta deveria ter caído a 3 mil °C em 4 bilhões de anos. Mas ao invés disso ele permaneceu praticamente constante - e tudo por causa da Lua. 

Essa história, publicada no jornal eletrônico Earth and Planetary Science Letters, iniciou em torno de 4.3 bilhões de anos atrás, ou 60 milhões de anos depois do surgimento da Terra. 

Uma colisão maciça transformou o planeta em um mar de rocha derretira, lava, com boa parte desse material sendo ejetada para o espaço ao redor do planeta. Essa "boa parte" foi se aglutinando e se tornou a Lua. Naquela época, o núcleo da Terra teria chegado a 6.500 °C. 

Depois de milhões de anos resfriando, a Terra desenvolveu uma fina crosta. Entre a crosta e o núcleo, um manto, que é uma fina camada de rocha quente entre a crosta e o núcleo. O núcleo, totalmente líquido, começou a produzir um campo magnético. Isto, escrevem os cientistas, foi o estágio chamado de "dínamo guiado termicamente" com o calor vindo do centro do planeta em direção à superfície do planeta, seguindo paralelo ao eixo de rotação da Terra.

Após mais um bilhão de anos, o núcleo começou a se solidificar no centro, enquanto a parte exterior do núcleo mantinha-se quente, o manto foi se esfriando. Então, por um bilhão de anos, a temperatura do núcleo deveria ter caído para 3 mil °C.

Mas não foi assim que aconteceu, segundo Andrault e sua equipe afirmam. Em vez disso, a temperatura caiu apenas 300 °C.

Nos últimos bilhões de anos, a temperatura foi mantida através da força de maré da Lua, esticando e contraindo o manto, juntamente com a força de maré que o Sol também impõe sobre a Terra. Essas "forças mecânicas", eles dizem, "poderiam ter iniciado o movimento do núcleo assim que a Terra se formou."


Fonte: https://cosmosmagazine.com/geoscience/no-moon-no-magnetic-field-no-life-earth-study

[Tradução: @difurlan1]

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.