Botânicos responderam uma das grandes questões sobre cultivo de plantas em Marte
Pesquisadores conseguiram plantar tomate, ervilhas e rabanetes no solo (simulado) de Marte — e com a colheita veio a resposta para uma das grandes questões que temos sobre como cultivar plantas e frutas no espaço.
Cena do filme de ficção Perdido em Marte |
Desde 2014, pesquisadores da Universidade Wageningen, na Holanda, liderados pelo ecologista Wieger Wamelink, têm testado o cultivo de vegetais em uma simulação de solo que a NASA mantém do ambiente deMarte e da Lua. Eles tiveram sucesso ao germinar mudas nos dois tipos de solo. No entanto, eles conseguiram algo maior.
Tomates, ervilhas, centeio, rúcula, rabanetes e agrião cresceram nos dois ambientes — e teve uma pequena supresa em uma das culturas. Os vegetais cultivados no solo de Marte tinha exatamente o mesmo tamanho dos cultivados na Terra, e quase não havia diferenças em biomassa por data de colheita, segundo Wamelink.
É claro, mesmo com uma colheita bem sucedida no solo de Marte, há ainda uma série de obstáculos para plantar na superfície do planeta vermelho. E eles não são relacionados apenas aos aspectos técnicos, orçamentários e de tempo que uma missão ficará por lá, mas também questões simples relacionadas a meios para manter a colheita. O jardineiro de Marte necessitará, por exemplo, água limpa, fontes de luz confiáveis (talvez, algo parecido com uma estufa) e um grande espaço fechado — nenhum desses itens será fácil.
Este experimento nos mostra que resolver todos esses problemas valem o esforço. Pois, quando formos plantar, sabemos que há solo onde os vegetais podem crescer, e o resultado será bem parecido com o que temos na Terra. Há ainda uma outra grande questão a ser respondida sobre esses vegetais marcianos: qual o gosto deles? Infelizmente, o mistério de como o seco solo de Marte influencia o sabor dos vegetais ainda vai continuar por um bom tempo.
“Nós mantivemos plantações de vários vegetais, porém nós ainda não os provamos”, disse Wamelink ao Gizmodo. “Nós ainda precisamos ter certeza que é seguro comer. O solo contém metais pesados, que podem estar incorporados aos vegetais. Em um novo experimento que faremos, vamos avaliar o valor nutricional e se é seguro comê-los.”
Como eles ainda nem fizeram os testes de metais pesados e assumindo que estará tudo certo, Wamelink nos disse que o passo seguinte é provar os vegetais. Por enquanto, está mais para uma questão de sobrevivência que de gosto.
@difurlan1
Surpreendente!
ResponderExcluirMas creio que com metais pesados, não seja benéfico ao ser humano.
De qualquer forma, muito válida a experiência!