Toda a beleza de NGC 6357

O gás gelado ao redor de estrelas quentes e novas está sendo energizado na região chamada de NGC 6357 .
Imagem: X-ray: NASA/CXC/PSU/L. Townsley et al; Optico: UKIRT; Infravermelho: NASA/JPL-Caltech.
Essa imagem é composta por dados do Observatório Espacial Chandra (que “enxerga” em raio-X), do Telescópio ROSAT (que vasculhou o cosmos em raios-x, de 1990 a 1999), do Telescópio Espacial Spitzer (em infravermelho), como também o SuperCosmos Sky Syrvey (infravermelho).

Localizada em nossa galáxia a cerca de 5.500 anos-luz de distância da Terra, NGC 6357 é, na verdade, um “aglomerado de aglomerados”, contendo, ao menos, 3 aglomerados de estrelas jovens, incluindo muitas estrelas quentes, massivas e luminosas. Os telescópios Chandra e ROSAT revelaram centenas de fontes de emissões de raios-x. Há bolhas, ou cavidades, que foram criadas por radiação e material que é expelido de estrelas maciças, além de explosões Supernova.

Os astrônomos chamam NGC 6357 e outros objetos parecidos de regiões “HII” (pronuncia-se “H-2”). Uma região HII é criada quando a radiação de estrelas quentes e jovens arranca os elétrons de átomos de hidrogênio do gás ao redor para formar nuvens de hidrogênio ionizado, que é chamado cientificamente como "HII".

Pesquisadores utilizam o Chandra para estudar NGC 6357 e objetos similares por que estelas jovens brilham em raios-x. Além disso, raios-x também podem penetrar as “manchas” de gás e poeira que cercam essas estrelas infantis, permitindo aos astrônomos ver detalhes do nascimento de estrelas que de outra forma seriam perdidos.

Um artigo recente a respeito das observações do Chandra em NGC 6357, por Leisa Townsley da Universidade Estadual da Pensilvânia foi publicado no The Astrophysical Journal Supplement Series e está disponível on-line. O Centro de Vôo Espacial Marshall da NASA em Huntsville, Alabama, gerencia o programa do Observartório Chandra para a Direção da Missão de Ciência da NASA em Washington. O Smithsonian Astrophysical Observatory em Cambridge, Massachusetts, controla os estudos com oChandra e suas operações de vôo.


Fonte: http://astronomynow.com/2016/12/22/a-cosmic-winter-wonderland/

[Tradução: @difurlan1]









Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.