Messier 21
Aglomerado estelar aberto Messier 21 |
Charles Messier |
De volta ao século 18, encontramos o astrônomo francês Charles Messier apontando seu telescópio para o céu e notando a presença de vários “objetos nebulosos”. A princípio ele confundiu com cometas. Assim, ele começou a cataloga-los, para que outros astrônomos não cometessem o mesmo erro. Composto de 100 objetos, o catálogo Messier passou a ser visto como um marco importante no estudo de objetos celestes.
Messier 21, ou NGC 6531, é um aglomerado estelar aberto, relativamente novo, compacto e não é visível a olho nu, que está localizado ao oeste da Constelação de Sagitário.
A uma distância de 4.250 anos-luz da Terra, este grupo de 57 estrelas de magnitudes variadas começaram sua vida juntas, a cerca de 4.6 milhões de anos. Algumas estrelas gigantes azuis foram identificadas no aglomerado, mas a maior parte de suas estrelas são pequenas. Com uma magnitude aparente de 6,5.
Neste algomerado há 57 estrelas vivendo na fase de sequencia principal - que é o período da estrela onde ela queima seu hidrogênio de forma relativamente constante, 7 na fase de pré sequência principal e 6 são candidatas a entrar na fase pré.
Fonte: http://www.universetoday.com/31935/messier-21/#
[Edição: @difurlan1]
Poste um comentário