NGC 2359 - Também conhecida como Nebulosa do Capacete de Thor
O oxigênio quando ionizado brilha na cor azul-esverdeado. |
A uma distância de 15 mil anos-luz de distância, paira no Universo uma nebulosa de emissão popularmente chamada de Nebulosa do Capacete de Thor. Foi descoberta em 1785 por William Herschel, que à época utilizava-se de um telescópio refletor de 18 polegadas. Essa nebulosa é uma imensa nuvem de gás e poeira com 30 anos-luz de comprimento localizada na Constelação do Cão Maior (Canis Majoris).
No centro dessa nebulosa agoniza uma super gigante chamada Wolf-Rayet WR7, que ela está em estágio de pré-supernova. Interações com uma nuvem molecular vizinha a ela ajudaram a dar essa forma complexa, parecendo um capacete.
NGC 2359 e sua vizinhança |
Essa nebulosa tem centenas de vezes a massa de nosso Sol com material ionizado, mais outras centenas de massas solares com material não ionizado. É uma imensa quantidade de material que foi varrido pelos ventos interestelares provenientes da estrela central, embora alguns elementos pareçam ter sido fundidos e provenientes de dentro da estrela central.
As taxas de expansão da nebulosa variam de 10 km/s à 30 km/s e sua idade pode variar de 78.500 à 236.000 anos. Essa nebulosa foi estudada em comprimentos de raios-x e de radio também.
Fonte: NASA
@difurlan1
Poste um comentário